As chuvas têm provocado estragos em Santa Catarina desde o dia 29 de agosto. A Defesa Civil confirmou a morte do funcionário público Diego Martins Hernandes, de 28 anos, que morreu soterrado no município de Anita Garibaldi. Nesta quinta-feira (1°) já são 281.887 pessoas afetadas em todo o Estado.
Já decretaram situação de emergência 19 cidades e duas decretaram estado de calamidade pública. A Defesa já recebeu 59 notificações preliminares dos municípios que podem entrar na mesma situação a qualquer momento, somando 73 cidades atingidas e afetadas pelas fortes chuvas.
São 6.771 desalojados e quase 400 desabrigados. Uma pessoa ficou ferida em Lages depois de um vendaval forte, mas recebeu atendimento e não corre risco de morte.
Santa Catarina registrou, em agosto de 2011, um dos meses mais chuvosos dos últimos anos, especialmente na faixa leste do Estado, onde a chuva foi o dobro e até o triplo do esperado. A informação é do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hisrometeorologia). Em Lages e em São Joaquim, o volume de chuvas acumulado no mês foi o maior desde 1965.
Em Indaial, Joinville, Major Vieira e Matos Costa, o acumulado superou as marcas de 1998. Já em Campos Novos, os 392,8 mm de chuva registrados neste mês só não foram mais altos do que o recorde em 1928 (485,4mm).
O mês foi marcado pela presença da umidade e da instabilidade devido ao aumento de frentes frias e sistemas de baixa pressão. Em parte do estado, temporais com ventania, granizo e raios causaram prejuízos aos moradores.
Assista ao vídeo:
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Chuvas deixam 282 mil afetados e um morto em SC
14:38
News e Você
No comments
0 comentários:
Postar um comentário