Diante das lentes de dezenas de câmeras em uma sala de imprensa abarrotada por jornalistas de todo o país, Ronaldo Fenômeno apareceu às 13h01 no CT Joaquim Grava para confirmar o anúncio de sua aposentadoria. Cumprimentou discretamente os repórteres e foi verificar a conexão de um laptop, que transmitiria a entrevista ao vivo para a Internet.
Ronaldo se despede de seus companheiros do Corinthians
Na sequência, subiram à mesa de entrevista, que tinha uma inscrição #parasemprefenomeno, os dois filhos do jogador Ronald e Alex, e o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez.
Campeões da sub-20 lamentam aposentadoria de Ronaldo
- Como vocês ouviram falar neste final de semana, eu estou aqui hoje para... fiz uma cola, acho que não vou conseguir falar. Estou encerrando hoje minha carreira como jogador profissional. Esse carreira foi linda, maravilhosa, emocionante, com derrotas e vitórias. Fiz muitos amigos, não lembro de ter feito nenhum inimigo.
Fisioterapeuta de Ronaldo se diz chocado com aposentadoria
Visivelmente emocionado, Ronaldo se segurava para não chorar durante o discurso.
- Estou antecipando o fim da minha carreira por alguns motivos importantes: todos sabem do meu histórico de lesões, tenho tido nos últimos dois anos uma sequência muito grande de problemas, que vão de uma perna para a outra, de um músculo para outro. Essas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira.
O jogador ainda aproveitou a oportunidade para fazer uma revelação e dar uma resposta a todas as piadas sobre o seu visível excesso de peso.
- Há quatro anos, no Milan, eu descobri que sofria de um distúrbio que se chama hipotiroidismo. Isso desacelera seu metabolismo e que para ser controlado é preciso tomar hormônios não permitidos no futebol, seria um doping. Muitos devem estar arrependidos de terem feito tantas chacotas do meu peso. Só queria explicar isso no último dia da minha carreira.
Segundo Ronaldo, o Corinthians sempre soube desse seu problema. De acordo com ele, esse foi o principal motivo que fez com que ele buscasse superar cada vez mais as adversidades de sua carreira.
- O Corinthians sempre soube de tudo. Minha decisão de continuar jogando mesmo com o problema sempre foi pelo coração. Meu amor pelo futebol fez eu superar barreiras gigantes. Se para uma pessoa normal emagrecer é difícil para mim é mais ainda. O hipotirodismo desalecera o metabolismo, mas sempre quis jogar e banquei todo o sacrifício que eu tive que fazer.
Ronaldo chegou ao Corinthians em dezembro de 2008 em contratação tão surpreendente quanto polêmicas. Muitos já não acreditavam que ele seria capaz de voltar a jogar em alto nível, mas o jogador outra vez surpreendeu e foi peça fundamental para as conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil do ano seguinte.
Jogador profissional desde o início dos anos 90, Ronaldo foi bem sucedido em todos os clubes que passou, de diversas escolas diferentes: Cruzeiro, PSV (Holanda), Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians. Três vezes eleito o melhor do mundo (1996, 1997 e 2002), ele ainda é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols.
Ironicamente, o último gol da carreira profissional do Fenômeno foi contra o clube que o revelou: em novembro de 2010, ele converteu o pênalti que deu a vitória ao Corinthians contra o Cruzeiro, em partida válida pela 35a rodada do Campeonato Brasileiro.
0 comentários:
Postar um comentário