O apagão que atingiu a cidade de São Paulo, na tarde desta terça-feira (8), afetou 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Energia. O cálculo é baseado no fato de que 627 mil unidades consumidoras foram afetadas. A média é de quatro pessoas por unidade consumidora. Mural: foi afetado pelo apagão? Conte A empresa, por sua vez, diz que, por volta das 19h20, havia registros de falta de energia nas ruas Rafael de Barros, no número 209, e Otávio Nébias e Maria Figueiredo. O problema, segundo a Eletropaulo, não era reflexo da falha no transformador da CTEEP, nesta tarde. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Energia, o titular da pasta, José Aníbal, vai convocar uma reunião com a ONS (Operador Nacional do Sistema) e com a CTEEP para buscar explicações sobre o blecaute.
Segundo a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), a falha aconteceu às 15h11 na subestação Bandeirantes, na região sul da capital paulista. O sistema de proteção desligou os outros dois geradores da estação.
Dez minutos depois, ainda de acordo com a CTEEP, foram colocados os dois transformadores em operação. A energia começou a ser restabelecida para as áreas afetadas, mas o sistema de segurança indicou que havia sobrecarga nos transformadores e os desligou novamente.
Por isso, em alguns pontos da cidade, como na avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, na zona sul, e na rua Rafael de Barros, na zona sul, faltou novamente luz, por volta das 17h20. A saída encontrada pela companhia foi remanejar o atendimento das regiões para outras subestações.
A CTEEP informou que o serviço no sistema foi normalizado por volta 16h40 e que o segundo blecaute em alguns pontos da cidade era de responsabilidade da Eletropaulo.
Além destes endereços, faltava também energia na altura 1.500 da avenida Luiz Carlos Berrini. Técnicos da Eletropaulo foram enviados para os quatro pontos da zona sul e zona oeste.
Caos no trânsito
As avenidas Paulista e Faria Lima também foram afetadas. Nas imediações da Paulista, agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) precisaram orientar os motoristas, por volta das 16h40, porque semáforos deixaram de funcionar. Entre as 17h e 18h30, ao menos seis semáforos apresentavam problemas por causa do blecaute.
Segundo a CTEEP, a empresa diz estar investigando as causas da falha em um dos transformadores.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Apagão afetou 2,5 milhões de pessoas, estima governo
14:12
News e Você
No comments
0 comentários:
Postar um comentário