/Shopping

Mais ZoomMenos Zoom

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Rússia diz que até 128 pessoas podem ter morrido em naufrágio

O ministro das Situações de Emergência da Rússia, Sergei Shoigu, informou nesta segunda-feira (11) que há pouca esperança de encontrar mais sobreviventes do naufrágio de um barco de turismo superlotado no rio Volga. Segundo ele, até 128 pessoas podem ter morrido no acidente - o pior ocorrido em rios da Rússia em três décadas.

O barco Bulgaria (contruído há mais de 50 anos) afundou a 3 km da margem, em um trecho largo do rio Volga, na República da Tartária (leste da Rússia); 80 pessoas foram resgatadas ontem.

Shoigu disse ao presidente russo, Dmitry Medvedev, que há poucas esperanças de resgatar mais sobreviventes. Mergulhadores trouxeram para a superfície dezenas de corpos que estavam na embarcação. De acordo com a mídia russa, até 60 dos passageiros podem ser crianças, e sobreviventes disseram que 30 crianças tinham se reunido para brincar minutos antes do naufrágio.

O total de mortos ainda é incerto, mas o Ministério da Rússia para Situações de Emergência, citado pela agência de notícias Efe, que a embarcação viajava com 208 pessoas (148 turistas, 35 tripulantes e 25 passageiros não registrados), das quais apenas 80 foram resgatadas com vida.

Por enquanto, os mergulhadores recuperaram 55 cadáveres (37 mulheres, 13 homens e cinco crianças). Neste momento, segundo os serviços de emergência tártaros, 106 especialistas mergulham nos compartimentos e camarotes em busca de outros corpos, muitos dos quais foram encontrados no bar-restaurante da embarcação a cerca de 20 m de profundidade.

A sobrevivente Natalya Makarova disse à rede estatal de TV da Rússia que "praticamente nenhuma criança" das que estavam a bordo escapou - ela mesma não conseguiu segurar a própria filha quando as duas lutavam para escapar.

Fomos sepultados vivos no barco, como se fosse um caixão de metal. Eu praticamente me arrastei do fundo. Minha filha de 10 anos estava comigo, eu a segurei enquanto pude, mas depois não consegui.

Medidas de segurança

Medvedev disse que o acidente não teria acontecido se tivessem sido seguidas as normas de segurança.

- De acordo com as informações de que dispomos agora, a embarcação estava em mau estado (...) O número de embarcações velhas que temos ainda em uso é um absurdo.

Buscando evitar possíveis críticas das autoridades antes da eleição presidencial, em março de 2012, ele pediu uma "inspeção total" de todos os veículos de transporte de passageiros na Rússia e anunciou um dia nacional de luto. O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, também enviou condolências.

Os cruzeiros no rio Volga, que atravessa a Rússia a centenas de quilômetros a leste de Moscou e deságua no mar Cáspio, são populares entre russos e estrangeiros.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons