A rede de TV americana CNN exibiu neste sábado (23) a imagem do que pode ser o momento do ataque contra jovens na ilha de Utoeya, na Noruega, que deixou ao menos 85 mortos nesta sexta-feira (22).
A foto, que foi postada na rede de microblogs Twitter, supostamente mostra o suspeito Anders Behring Breivik, de 32 anos, ao lado dos corpos de várias vítimas.
Breivik, que foi preso pela polícia norueguesa, também é suspeito de ser responsável pelo carro-bomba que matou outras sete pessoas perto de um conjunto de prédios do governo na capital, Oslo, nesta sexta-feira.
Embora a autenticidade da imagem não tenha sido confirmada, a CNN afirma que ela corresponde à descrição do suspeito feita por sobreviventes. Segundo as autoridades, Breivik, que é loiro e de pele clara, se disfarçou de policial para chegar à ilha, onde ocorria o acampamento de verão de jovens do Partido Trabalhista norueguês.
Os atentados na Noruega são os piores a atingir o continente europeu desde os ataques contra os trens de Madri, na Espanha, em 2004, que deixaram cerca de 200 mortos.
Perfil extremista
O suspeito dos ataques desta sexta-feira tem opiniões políticas de direita, segundo a polícia.
O chefe de polícia Sveinung Sponheim disse à emissora local NRK que mensagens publicadas por Breivik na internet 'sugerem que ele tem opiniões políticas voltadas para a direita, anti-islâmicas'.
- Mas ainda não sabemos se isso foi uma motivação para os eventos ocorridos.
Em seu suposto perfil no Facebook, o norueguês se descreve como cristão e conservador. A página não está mais disponível, mas afirmava que ele se interessava por musculação, maçonaria e pelo poder do indivíduo.
0 comentários:
Postar um comentário