A grande noite da indústria do cinema foi o que se esperava: uma apresentação quase impecável de James Franco e Anne Hathaway, e grandes astros entregando prêmios aos que mais se destacaram na sétima arte - com transmissão ao vivo da TNT -, entre eles, o diretor e o ator principal de "O Discurso do Rei" (The King's Speech), Tom Hooper e Colin Firth, respectivamente.
O começo da cerimônia foi divertido e sem tanta pompa: os anfitriões repassaram os filmes como se tivessem participado deles. Diálogos divertidos e corretos que arrancaram algumas risadas dos espectadores e, claro, dos presentes no Kodak Theatre de Los Angeles, onde foi celebrado o evento anual mais importante do cinema.
Com música, trailers dos filmes e algum ou outro discurso mais emotivo, passaram pelo cenário do teatro nomes como Tom Hanks, Justin Timberlake, Mila Kunis, Javier Bardem, Josh Brolin, Russell Brand, Helen Mirren, Reese Witherspoon, Hugh Jackman, Nicole Kidman, Matthew McConaughey, Scarlett Johansson, Marisa Tomei, Cate Blanchett, Kevin Spacey, Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Oprah Winfrey, Robert Downey, Jr., Jude Law, Jennifer Hudson, Gwyneth Paltrow, Celine Dion, Halle Berry, Hilary Swank, Kathryn Bigelow, Annette Bening, Jeff Bridges, Sandra Bullock eSteven Spielberg.
Em relação às estatuetas, não houve surpresas. "O Discurso do Rei" (The King's Speech) foi premiado nas categorias de melhor diretor (Tom Hooper), melhor ator (Colin Firth), melhor roteiro original e, como era de se esperar, melhor filme. Não houve sobressaltos também na categoria de melhor atriz: Natalie Portman, por seu papel brilhante em "Cisne Negro" (Black Swan), levou o prêmio, enquanto Christian Bale eMelissa Leo, ambos de "O Vencedor", foram eleitos pela Academia melhor ator e atriz coadjuvantes.
Também se esperava que "Toy Story 3" vencesse na categoria de melhor animação (competia contra "Como Treinar o seu Dragão" e "O Mágico"), algo que de fato aconteceu. O prêmio de melhor animação de curta-metragem foi para "The Lost Thing".
"A Origem" (Inception) também recebeu vários prêmios, ainda que em categorias nas quais não teria realmente dificuldade: melhores efeitos visuais, edição de som, fotografia e efeitos sonoros. Infelizmente "Biutiful" não trouxe à América Latina o prêmio de melhor filme em língua estrangeira; a estatueta foi para o dinamarquês "Em um Mundo Melhor".
Vinte e quatro categorias e um encerramento com todos os vencedores marcaram essa grande cerimônia, esperando que no ano que vem seja ainda melhor. Confira agora no amocinema.com a lista completa dos vencedores da 83ª Entrega dos Prêmios da Academia.
A lista completa
Melhor Filme
O Discurso do Rei (The King's Speech)
Melhor Diretor
Tom Hooper, O Discurso do Rei (The King's Speech)
Melhor Ator
Colin Firth, O Discurso do Rei (The King's Speech)
Melhor Ator Coadjuvante
Christian Bale, O Vencedor (The Fighter)
Melhor Atriz
Natalie Portman, Cisne Negro (Black Swan)
Melhor Atriz Coadjuvante
Melissa Leo, O Vencedor (The Fighter)
Melhor Animação
Toy Story 3
Melhor Direção de Arte
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)
Melhor Fotografia
Wally Pfister, A Origem (Inception)
Melhor Figurino
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)
Melhor Documentário
Trabalho Interno (Inside Job)
Melhor Documentário de Curta-Metragem
Strangers No More
Melhor Montagem
A Rede Social (The Social Network)
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Em um Mundo Melhor (In a Better World, Dinamarca)
Melhor Maquiagem
O Lobisomem (The Wolfman)
Melhor Trilha Sonora Original
Trent Reznor e Atticus Ross, A Rede Social (The Social Network)
Melhor Canção Original
We Belong Together, de Toy Story 3. Música e letra de Randy Newman
Melhor Animação de Curta-Metragem
The Lost Thing
Melhor Curta-Metragem
God of Love
Melhor Edição de Som
A Origem (Inception)
Melhores Efeitos Sonoros (Sound Mixing)
A Origem (Inception)
Melhores Efeitos Visuais
A Origem (Inception)
Melhor Roteiro Adaptado
A Rede Social (The Social Network), Aaron Sorkin
Melhor Roteiro Original
O Discurso do Rei (The King's Speech), David Seidler