Pessoas que se sentem sozinhas não dormem tão bem. É o que destaca estudo publicado na revista Sleep.
Pesquisas anteriores descobriram que pessoas solitárias estavam mais dispostas a ter problemas de saúde, como doenças no coração e demência, e os autores se questionavam se o motivo não teria alguma relação com problemas de sono.
Cientistas da Universidade de Chicago estudaram 95 adultos com idade entre 19 e 84, sendo que nenhum dos indivíduos era isolado socialmente, mas todos tinham diferentes percepções de solidão.
Em entrevistas com os pesquisadores temas como solidão, depressão, ansiedade e estresse eram abordados. Três perguntas eram focadas em descobrir se as pessoas se sentiam sós: com que frequência eles sentiam falta de companhia onde moravam, se eles se sentiam deixados de lado ou isolados dos outros.
Os pesquisadores também questionavam sobre a qualidade do sono, e se costumam sentir sono durante o dia. Como as pessoas tendem a não lembrar se dormem bem, para buscar uma informação mais precisa, os pesquisadores usaram um aparelho que grava os movimentos enquanto as pessoas dormem.
Dessa forma os cientistas encontraram uma ligação entre pessoas que se sentiam solitárias com movimentos bruscos, como chutes, durante a noite.
0 comentários:
Postar um comentário