Depois de ter deixado o Brasil no dia 1º de novembro sob ameaças de morte, o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSOL) anunciou nesta quarta-feira (16) em sua conta no Twitter que ele sua família já estão de volta ao país. Freixo saiu do Brasil a convite da Anistia Internacional
O deputado se defendeu das insinuações de que sua viagem a Europa já estivesse marcada pela Anistia Internacional por conta de palestras que ele daria no continente sobre a situação da milícias no Estado e que, portanto, teria tentado politizar a viagem. Ele é pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições do ano que vem. O deputado disse que “não se pode brincar com as ameaças” que sofreu.
Quando deixou o país, Freixo já havia dito que voltaria em breve e que o objetivo era reformular sua segurança e tranquilizar sua família, além de chamar a atenção para o problema das milícias no Estado.
Freixo presidiu a CPI das milícias na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), quando mais de 200 milicianos foram indiciados. Desde então vem sofrendo ameaças de morte. Segundo um relatório entregue pelo deputado à Secretaria de Segurança do Estado, teriam sido sete ameças de morte somente no mês de outubro.
A assessoria do deputado confirmou as informações e afirmou que Freixo já passou pela Alerj, na tarde desta quarta-feira, e que vai continuar os trabalhos na CPI que investiga o tráfico de armas e munições.
0 comentários:
Postar um comentário