Neste domingo (14), muitos pais esperam comemorar ao lado dos filhos a data em sua homenagem. Mas namenor cidade do país, o pai mais velho de Borá (a 487 km da capital paulista) pretende passar o dia do mesmo modo que outro qualquer. Apesar dos 94 anos, dez filhos, 45 netos, 30 bisnetos e 11 tataranetos, seu Manoel Caldas diz que não “tem costume e não gosta” de comemorar a data. E o costume de seu Manoel parece ter impregnado as outras duas gerações de sua família. Por ter sido criado desta maneira, é que um dos seus filhos, Gilberto Caldas, conta que não há o que comemorar especialmente neste dia.
- Sou muito antigo e nunca comemorei essas datas todas. Nem Dia dos Pais, nem de casamento, nem aniversário, nem nada.
Para o homem mais idoso de Borá, a data só não é um "dia em branco" por causa de algumas visitas "insistentes" e um ou outro presentinho.
- Alguns até vêm me cumprimentar, tem gente que me dá presente, mas nunca fizemos festa não ou essas comemorações. Para mim, é um dia normal, como os outros.
- Dia dos Pais para mim são todos os dias. No domingo, algumas das minhas irmãs vêm até aqui a nossa casa para dar um abraço nele, alguns netos até dão presente. Mas só isso, depois cada um volta e almoça em suas casas.
Experiência
Entre os 805 moradores da menor cidade do país, seu Manoel Caldas é o único que está na ponta da pirâmide etária, na faixa entre 90 e cem anos, segundo o censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), último registrado até agora.
Dos dez filhos que o aposentado teve com sua mulher - que já morreu e com quem viveu por 60 anos -, apenas dois não moram mais em Borá. Um está em Sorocaba (a 99 km de São Paulo) e outro no Paraná. A vitalidade do senhor mais antigo de Borá é fonte de inspiração da família.
A menor cidade do Brasil
Até 1964, a cidade era apenas um distrito do município de Paraguaçu Paulista. A mudança só aconteceu graças ao empenho do seu Manoel Caldas, um dos primeiros a ir morar na região.
Para se ter uma ideia do tamanho de Borá, se dividirmos em seis grupos iguais os 5.000 habitantes que vivem dentro de um dos edifícios mais famosos de São Paulo, o Copan, um desses "pedaços" será equivalente ao total de moradores de Borá. Na cidade, vivem 834 pessoas. Elas estão distribuídas em 24 ruas de seis bairros: três no centro e mais três na zona rural. Na cidade de SP, a maior do país, vivem pouco mais de 11 milhões de pessoas.
sábado, 13 de agosto de 2011
Pai mais velho da menor cidade do país diz que não comemora data
08:17
News e Você
No comments
0 comentários:
Postar um comentário