São Paulo, Porto Alegre e Curitiba são as três cidades brasileiras que vão receber a Copa do Mundo de 2014 que apresentam as melhores conexões de banda larga móvel, de acordo com um estudo da empresa de telecomunicações Huawei divulgado nesta terça-feira (26). As piores são Salvador Recife e Natal.
De acordo com a empresa, as cidades-sede da Copa como um todo ainda precisam melhorar bastante sua capacidade nessa área – a média apresentada nesses locais foi de 567 kbps (kilobits por segundo) para download e de 249 kbps para upload (envio de dados). A empresa diz que tecnologias existentes atualmente permitem velocidades 14 vezes maiores que essa para download e quase 30 vezes maiores para upload.
O estudo, que percorreu 1.200 km das principais ruas de acesso aos estádios dos jogos, aeroportos e pontos turísticos de cada cidade, analisou também aspectos como a qualidade para transmissão de vídeo em tempo real (streaming) e outros serviços 3G (internet móvel de alta velocidade) oferecidos pelas quatro maiores operadoras do país – Vivo, TIM, Claro e Oi.
No ranking geral, São Paulo aparece em 1º lugar como a melhor das cidades-sede em desempenho, seguida por Porto Alegre. Na avaliação específica de velocidade, ambas destacam-se também com as maiores médias de download (superior a 660 kbps) e upload (superior a 270 kbps). Mas, para Milton Yoshimura, Diretor de Negócios da MY Business, empresa que fez a medição, isso não significa que as condições sejam perfeitas nesses locais.
– Mesmo sendo a 1ª em desempenho no ranking geral, São Paulo também tem deficiências de cobertura 3G, especialmente nas proximidades do provável estádio de abertura da Copa, a ser construído no bairro de Itaquera.
– Em contrapartida, na orla das praias de Ipanema e Leblon a cobertura de três operadoras é avaliada como boa ou ótima.
A pesquisa aponta que Salvador, Recife e Natal têm as piores médias de download (inferior a 400 kbps) e upload (inferior a 200 kbps).
0 comentários:
Postar um comentário