A importância de Diego Maradona na Itália ultrapassa as barreiras do esporte. Ele foi o principal responsável pela inversão de uma lógica que acompanhou o futebol italiano durante décadas: apenas equipes ricas, do Norte do país, conseguiam títulos. Mas, a partir de 1984, quando o meia argentino desembarcou no Sul da Itália, o Napoli conseguiu conquistar títulos nacionais e uma Copa da Uefa – todos eles inéditos. Por oito anos, o Sul da Itália pôde mais do que o Norte.
As fotos dos 50 anos de Maradona
News e Voce compara os feitos do craque argentino com o Rei Pelé
Maradona sobre os 50 anos: "É o meu aniversário mais triste"
Para levar o Napoli ao topo, Maradona contou com a ajuda preciosa de um brasileiro, o atacante Careca. Durante quatro anos, o camisa 9 jogou ao lado de Diego. A parceria de sucesso se estendeu além dos campos e a amizade continua até hoje, apesar da distância, conta o ex-são-paulino.
- Quando eu cheguei no Napoli o Maradona já estava lá fazia três anos. Era ídolo, mas foi muito fácil conviver com ele. Era um cara guerreiro, que lutava pelos nossos direitos [de jogadores] e que conversava muito.
Sobre o sucesso de Maradona na Itália, Careca afirma que a idolatria sobre o craque é comparável ao amor que ele recebe na Argentina.
- Falam na Argentina que Maradona é Deus, mas na Itália ele também é tratado assim. Quando ele saiu do Barcelona e foi para o Nápoles, 90 mil torcedores receberam ele no estádio. A partir daí a fama dele só cresceu, por tudo o que ele fez por lá.
Mesmo com o fim da parceria no Napoli, Careca e Diego mantiveram contato e até hoje se falam com frequência, conta o ex-jogador, que hoje mora em Campinas. No dia 5 de outubro, em seu aniversário de 50 anos, Careca recebeu um telefonema do amigo argentino. Gentileza que planeja retribuir no sábado (30), dia em que Maradona completa meio século de vida.
- A gente se fala bastante. A última vez que o vi foi há uns quatro meses, um pouco antes da Copa. Sempre que vou lá sou muito bem tratado pelos amigos dele.
Em 1990, os companheiros de Napoli, Careca e Maradona se encontraram na Copa do Mundo, disputada na Itália. Argentina e Brasil se enfrentaram nas oitavas de final do torneio e graças a uma jogada genial de Maradona - que driblou três brasileiros e colocou Caniggia na cara do gol – a seleção brasileira voltou mais cedo para casa.
- Jogamos melhor, mas ele [Maradona] decidiu aquele jogo numa jogada. É coisa do futebol. Depois ele foi lá e me abraçou, me deu força.
Careca conta que após a Copa, Maradona viajou para Campinas, em busca de tranquilidade. - Ele passou uns dias em casa, mas foi complicado. O Maradona parou a rua de casa, ficava difícil de circular. A gente até tentou ir ao shopping, mas foi complicado. Tinha torcedor brasileiro e até apareceu uns argentinos querendo autógrafo. Ele queria descansar um pouco, porque sabia que na Argentina não teria sossego.
0 comentários:
Postar um comentário