/Shopping

Mais ZoomMenos Zoom

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SP obriga cinemas a limpar óculos 3D para evitar doenças

Uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo e assinada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) obriga todos os cinemas do Estado a higienizar os óculos 3D usados nas salas de cinema. O objetivo é prevenir infecções como a conjuntivite, que pode ser transmitida por meio desses acessórios.

De acordo com o texto, os óculos devem ser limpos de acordo com as “recomendações dos fabricantes e demais normas pertinentes”. Além disso, depois da higienização, os produtos devem ser colocados em sacos com fechamento a vácuo.

A lei, de autoria do deputado João Caramez (PSDB), também diz que o cinema não pode cobrar por fora pelo uso dos óculos. O deputado diz que fatores como a grande procura por filmes 3D e o surto de conjuntivite registrado em São Paulo no começo do ano foram considerados por ele na hora de produzir o texto.

A lei entrou em vigor no dia 22 de junho, quando foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Apesar de os estabelecimentos serem obrigados a limpar os óculos, especialistas recomendam que a própria pessoa faça a higienização. O indicado é passar álcool em gel neles antes da sessão.

O álcool deve ser passado na lente e na armação, principalmente na haste bem perto dos olhos.
Se a limpeza não é feita corretamente, óculos sujos, que passam de mão em mão e de rosto em rosto, podem disseminar doenças infecciosas, principalmente a conjuntivite virótica. Os olhos ficam inchados, lacrimejantes e comumente embaçados – até mesmo a claridade incomoda. O processo de tratamento é bastante demorado.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons