As inscrições para o Pasusp, o programa de bônus do vestibular da USP (Universidade de São Paulo), vão começar no dia 4 de julho, confirmou ao R7 nesta sexta-feira (3) o coordenador do projeto, Mauro Bertotti. O Pasusp dá pontos extras aos alunos que estudaram em escola pública.
Com a aprovação de mudanças no vestibular da Fuvest, entrar na USP vai ser mais difícil a partir deste ano. Por isso, o programa é uma forma dos vestibulandos de escolas públicas aumentarem suas notas para conseguir chegar à segunda fase.
De acordo com Bertotti, a inscrições estarão abertas até o dia 27 de agosto. Apesar do processo se iniciar durante as férias escolares, o coordenador afirma que o período de quase dois meses é suficiente para que os candidatos fiquem sabendo do prazo.
O Pasusp, exame de avaliação seriada da universidade, faz parte do Novo Inclusp, um plano maior que prevê dar bônus de até 15% na nota da Fuvest para estudantes de escola pública.
Até a última edição da Fuvest, o incremento chegava no máximo a 12% da nota do vestibular, com a prova do Pasusp e outros bônus oferecidos.
Mas, neste ano, os exames do Pasusp, antes realizados em separado do vestibular tradicional, serão substituídos pela primeira fase da Fuvest. Os estudantes poderão fazer o cadastro gratuitamente meio de um formulário no site do Pasusp.
Após entregar o documento na escola, os estudantes serão comunicados da finalização do cadastro e poderão preencher o resto da inscrição no site da Fuvest, no fim de agosto.
Segundo ano do ensino médio
Outra novidade do Pasusp é que o programa foi estendido para o segundo ano do ensino médio. Os estudantes que se inscreverem nessa série terão um bônus automático de 2% na nota da Fuvest, desde que compareçam ao vestibular. Eles podem ganhar até 5% de pontos, desde que acertem 45 das 90 questões da primeira fase (como treineiros).
Já os alunos do terceiro ano do ensino médio - tradicionalmente o público-alvo do Pasusp - podem ter até 10% da nota aumentada. Para isso, eles têm que responder corretamente 60 questões das 90 da primeira fase. Os estudantes que participarem do Pasusp pelos dois anos seguidos e tiverem o número total de acertos terão até 15% de bônus.
Bônus máximo
No entanto, o próprio coordenador do Pasusp, Mauro Bertotti, diz não esperar que muitos alunos atinjam o bônus máximo. O objetivo da pró-reitoria de Graduação é que os participantes do Novo Inclusp consigam uma "bonificação média de 6% a 7%", que já vem sendo registrada desde 2006 na Fuvest.
Com o novo Inclusp, o bônus automático de 3% na pontuação final da Fuvest, que era dado para alunos de escolas públicas, foi cortado pela reunião do Conselho de Graduação.
0 comentários:
Postar um comentário