O mar da Praia do Futuro, a mais visitada de Fortaleza (CE), tem apresentado manchas amareladas e marrons em suas águas. A coloração se destaca em vários pontos no mar verde da capital cearense e, com as ondas, são arrastadas para outros lugares facilmente. As manchas têm assustado moradores de capital e os turistas que visitam a cidade, mas trata-se de um fenômeno natural causado pela floração de microalgas, o que nada mais é do que um crescimento excessivo das algas.
“Parece óleo derramado. Fico com medo de entrar no mar”, aponta Juliane Magalhães, 22, estudante de São Paulo que está em férias no Ceará. Junto da amiga, a também estudante cearense Ana Paula Murta, 23, as duas aproveitavam o sol. “Quase nunca venho para a praia e, quando chego, a água ainda está suja”, reclamou Ana Paula.
Margarete pode ter razão, o fenômeno da coloração de alguns pontos da água na Praia do Futuro é causado pela floração de microalgas, de acordo com o gestor ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lincoln Davi.
Segundo Davi, as microalgas marrons não são nocivas ao homem. “Junto dessa massa, no entanto, podem estar associadas outras algas tóxicas, não é possível determinar com exatidão”, aponta.
Ainda de acordo com o gestor ambiental, entre as consequências que as algas tóxicas podem trazer, estão as irritações na pele e nos olhos, além de intoxicação.
Fenômeno natural
O fenômeno é comumente registrado no Ceará entre os meses de outubro e fevereiro. As condições climáticas, como temperatura, condição de maré, associadas ao excesso de nutrientes formam ambientes propícios à floração dessas microalgas.
Lincoln Davi recomenda que, ao avistar as manchas turvas, os banhistas evitem entrar na água. “Mesmo nos pontos que apresentem balneabilidade divulgada pela Semace, se as manchas aparecerem, não se deve entrar no mar”, adverte.
Os locais propícios para banho são divulgados todas segunda-feira pela Semace. No último balanço, foi divulgado pela superintendência que os pontos próprios para banho em Fortaleza são a praia do Caça e Pesca; a Praia do Futuro, as barracas Arpão Praia Bar, Itapariká, Hawaí, praça 31 de Março, barraca América do Sol, barraca Crocobeach, Clube de Engenharia e barraca Beleza.
No Mucuripe, a balneabilidade foi constatada na praia do Farol e no Iate Clube. Na avenida Beira Mar, são a praia próxima à estátua de Iracema, Volta da Jurema, edifício Arpoador, Clube dos Diários (Ponta Mar Hotel), Ideal Clube e Ed. Vista Del Maré. Na Praia de Iracema, a Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica), Indústria Naval do Ceará, Marina Park Hotel. E o início da avenida Philomeno Gomes, a praia das Goiabeiras e a barraca Big Jeans.
Outra recomendação de Lincoln Davi é de que se evite entrar na água após a chuva. “As águas das chuvas podem levar lixo e esgoto para o mar”, constata.
0 comentários:
Postar um comentário