Venezuela tira do ar novela
com cachorro chamado “Huguito”
Os venezuelanos já não podem mais ver as peripécias do personagem Venezuela, uma mulher gorda, falante e brigona, que vive às turras com sua irmã Colômbia e não pode se separar de seu cachorrinho, Huguito. É que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, irritado com a sátira, ordenou que a novela saísse do ar no meio da trama.
Órgãos do governo que regulam a imprensa na Venezuela justificaram a decisão dizendo que a novela Chepe Fortuna (referência ao protagonista), promove “a intolerância política e racial, assim como a xenofobia e a apologia do delito”. Chávez chegou a dizer que a novela de 280 capítulos, que deixou de ser exibida no episódio 100, era “horrível”.
Segundo informações do jornal espanhol El País, em um dos capítulos o personagem Venezuela, uma mulher gorda, histriônica e que carrega na maquiagem, perde seu cão Huguito. Quando é avisada, começa a chorar.
- Que vai ser da Venezuela sem Huguito?
O amigo que lhe passa a notícia do desaparecimento, responde à mulher.
- Vai ficar livre, a Venezuela. Porque ultimamente Huguito se metia na casa de todo mundo, criando mal estar.
Venezuela também vive brigando com a irmã Colômbia, uma mulher retratada como paciente e cheia de virtudes. Além disso, a personagem está grávida e seu filho já tem nome: Fidelito - uma referência ao líder cubano Fidel Castro, de quem Chávez é muito próximo.
Colômbia e Venezuela vivem às turras na vida real
Na vida real, Venezuela e Colômbia também se consideram nações irmãs e já chegaram a ser um só país no início do século 19. Na última década, os dois governos romperam relações diplomáticas três vezes e viveram sob tensão e brigas de seus líderes.
Na vida real, o venezuelano Chávez discutiu em público várias vezes com o ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe. A tensão diminuiu com a chegada ao poder na Colômbia de Juan Manuel Santos, que tomou posse no fim do ano passado e reatou reações com o país vizinho.
0 comentários:
Postar um comentário