A polícia de Atenas, na Grécia, usou gás lacrimogêneo contra manifestantes que atiraram bombas artesanais em dois hotéis de luxo diante do Parlamento, nesta quarta-feira (15), aumentando a tensão dos protestos contra medidas de austeridade fiscal.
Horas antes, o Parlamento aprovou reformas e cortes de gastos que foram estabelecidos como condições para o país receber um pacote de ajuda de R$ 248 bilhões (110 bilhões de euros) da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) a fim de ajudar a Grécia a combater sua dívida.
Trabalhadores em greve já tinham paralisado voos e o transporte público. Escolas também foram fechadas.
Quando uma grande marcha de 20 mil pessoas chegou ao Parlamento, cerca de 200 manifestantes de esquerda atacaram o ex-ministro conservador Kostis Hatzidakis com paus e pedras, aos gritos de "ladrões" e "vergonha".
Uma testemunha disse à agência de notícias Reuters que o rosto do ex-ministro ficou coberto de sangue enquanto ele tentava se proteger em um prédio.
Com uma confortável maioria parlamentar, e com o futuro do pacote de ajuda em jogo, o governo socialista dificilmente vai voltar atrás nas medidas de austeridade. A Câmara dos Deputados transformou em lei as ações que cortam os salários de empresas estatais de ônibus e ferrovias.
Antes da escalada violenta dos protestos, Ilias Iliopoulos, secretário-geral do sindicato dos servidores civis Adedy, disse à Reuters que os trabalhadores não vão aceitar o pacote.
- Precisamos enviar uma mensagem ao governo de que não vamos aceitar as medidas que nos levam apenas à pobreza e ao desemprego. Nós não vamos ceder, vamos prevalecer.
Navios ficaram parados nos portos, hospitais estavam trabalhando com número mínimo de funcionários e ministérios foram fechados por falta de pessoal.
Com o transporte público parado, as vias principais do centro de Atenas ficaram completamente congestionadas. Os jornalistas também aderiram à greve e não havia transmissão por TV ou rádio.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Polícia da Grécia usa gás para conter grevistas
11:18
News e Você
No comments
0 comentários:
Postar um comentário