/Shopping

Mais ZoomMenos Zoom

sábado, 4 de dezembro de 2010

Israel prende dois adolescentes suspeitos de iniciar maior incêndio da história do país

Dois irmãos adolescentes israelenses de Druze foram presos neste sábado (4), acusados de começar o pior incêndio florestal da história do país, que já matou 42 pessoas.

Veja imagens do incêndio

Os meninos, ambos de 16 anos, vivem em um vilarejo perto de onde teria começado o incêndio, segundo o jornal israelense Haaretz. Eles estão agora sob custódia na Unidade Central de Polícia.

O comissário do Israel Incêndio e Salvamento, Shimon Romach, alertou que as chamas devem se manter por dias, chegando a uma altura de até 18 m, informou o site Ynetnews.

- Ainda não podemos falar que controlamos o fogo. Vamos levar um dia ou dois e depois ainda teremos o trabalho final de extinção, por isso há muita coisa pela frente.

O porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, disse em uma coletiva de imprensa que 17 mil pessoas já foram retiradas da região. A maioria das vítimas fatais do incêndio eram agentes carcerários em treinamento, que deveriam ajudar na retirada de 500 presos de uma cadeia ameaçada pelo fogo.

Incêndio deve continuar por semanas

O jornal The Jerusalem Post, citando informações dos bombeiros israelenses, informou que já foram queimados aproximadamente 4.856 hectares de floresta e que o incêndio deve persistir por semanas.

Para reforçar o contingente de 10 aviões militares israelenses que despejam água e espuma antichamas, países como Chipre, França, Grécia, Rússia e Turquia enviaram mais aeronaves, segundo os bombeiros.

Imprensa alertou para incapacidade dos serviços de emergência

O fogo começou por volta de 12h (hora local) da última quinta-feira (2), e a imprensa israelense criticou a incapacidade dos serviços locais de emergência para lidar com o desastre.

Segundo os jornais, há anos especialistas alertavam que os bombeiros careciam dos recursos adequados para combater situações graves, e que isso poderia ter consequências sombrias em caso de guerra.

Em um artigo de primeira página, o jornal Haaretz criticou a preparação para emergências.

- Ontem se revelou que Israel não está preparado para a guerra ou para um ataque terrorista em massa que pudesse causar muitas vítimas na frente doméstica.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons