/Shopping

Mais ZoomMenos Zoom

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Líderes estrangeiros celebram vitória de Dilma

Logo após a confirmação da eleição da candidata Dilma Rousseff à Presidência, na noite deste domingo (31), várias autoridades internacionais enviaram mensagens de congratulações.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi um dos primeiros a saudar a candidata petista. Segundo Sarkozy, Dilma tem "trajetória política excepcional" e sua vitória é "um marco".

O governo da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, parabenizou Dilma Rousseff "pelo triunfo popular obtido no segundo turno, que a consagra como a primeira mulher a ser chefe de Estado da República Federativa do Brasil


Horas depois do comunicado oficial argentino, Cristina telefonou para Dilma e lhe deu as boas-vindas ao "clube de companheiras de gênero".

Outro país da América Latina que enviou felicitações à presidente eleita foi a Venezuela. O presidente Hugo Chávez mandou "um beijo" e, durante seu programa dominical de rádio e televisão, parabenizou a petista.

- Bem-vinda ao clube.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que a eleição de Dilma é uma "vitória da democracia latino-americana e uma aposta pela mudança".

O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, enviou mensagem expressando sua "alegria" pelo triunfo de Dilma Rousseff e parabenizou o povo brasileiro por "uma nova mostra de maturidade democrática".

Líderes europeus também deram os parabéns. O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, enviou um telegrama à presidente eleita do Brasil, parabenizando-a pela vitória e se comprometendo a seguir trabalhando para que a relação bilateral entre Brasil e Espanha continue "magnífica".

O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, felicitou Dilma e se mostrou seguro de que seu mandato constituirá "uma renovada oportunidade" para aprofundar as relações bilaterais

Cavaco Silva também destacou a boa relação entre Portugal e o “povo irmão brasileiro" e desejou “o maior sucesso" no exercício de suas funções.

O presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, parabenizou a presidente eleita e destacou o "significado histórico" da escolha da primeira mulher para governar o país.

- O Brasil é um lugar estratégico de primeira importância para a União Europeia. Compartilhamos valores comuns e objetivos estratégicos, tanto no que diz respeito a questões econômicas e financeiras, quanto na mudança climática e na liberalização do comércio mundial.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons