O governo do Estado do Rio de Janeiro não tem previsão de instalar uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na Vila Cruzeiro, na zona norte da capital, onde a polícia conseguiu entrar nesta quinta-feira (25) após três dias de conflitos na área. A afirmação é do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Mais operações Beltrame também disse nesta quinta-feira (25) que as ações na Vila Cruzeiro continuam nesta sexta-feira. Segundo ele, criminosos detidos em presídios enviam mensagens para todo o Estado por meio de bandidos da Vila Cruzeiro. Veja cobertura completa dos conflitos - Eu estaria colocando em risco os policiais se divulgasse como serão os próximos ataques que a policia está planejando [para esta sexta-feira]. De acordo com o secretário, é mais importante retomar as áreas consideradas territórios do tráfico do somente prender os criminosos. Beltrame voltou a pedir calma para a população e que deve seguir sua rotina. - A população deve seguir sua rotina. Isso tudo é muito triste. A polícia está 24 horas nas ruas, tentando antecipar essas ações. De ontem [quarta-feira] para hoje, mais de dez pessoas já foram presas. Nós vamos atuando sempre, em lugares que essa facção tem controle.
- Não há possibilidade da implementação da UPP neste momento. O que há nesse momento é uma ocupação do Bope [Batalhão de Operações Especiais].
Beltrame e o comandante da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, falaram sobre a dificuldade de fazer ações como a desta quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro. Aproximadamente 200 criminosos fugiram para o complexo do Alemão, comunidade próxima.
- Nosso foco era a Vila Cruzeiro. Não adiantava dar a volta pelo Alemão. Iríamos trazer um transtorno muito grande para fechar tudo ali. Hoje no mundo, onde se trata com vidas humanas, não podemos agir sem estratégia. A policia não vai lá para dar tiro, mas se der tiro na polícia, ela vai ter que se defender.
- Essas ações todas estão sendo feitas para dar continuidade. Se tirou dessas pessoas o que eles chamavam de ‘porto seguro’, em que faziam suas barbaridades. [Eles] correm covardemente para seus redutos, protegidos por suas armas de guerra. É importante prender essas pessoas, mas é mais importante retomar esses territórios.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Vila Cruzeiro não tem previsão para ganhar UPP, diz secretário
14:43
News e Você
No comments
0 comentários:
Postar um comentário